segunda-feira, abril 28

Paternidade e maternidade conscientes...


" Muitos filhos tem raiva ou ressentimento dos pais. A causa disso costuma ser a falta de autenticidade do relacionamento. "

Quando Eckhart Tolle nos fala isso, está falando de sermos realmente presentes com nossos filhos...e não só alguém que cuida, ou mal cuida, e controla suas tarefas diárias.

A criança tem necessidade de ser reconhecida enquanto ser...na sua plenitude, na sua individualidade, na sua essência...e se ela for reconhecida, será respeitada,considerada nas suas necessidades reais, nos seus sentimentos mais puros. Quanto aos pais, acredito que teriam bem menos chance de errarem, de cometerem abusos e maus-tratos.

Ser autêntico num relacionamento é não interpretar um papel fixo, cristalizado e frio. É saber ser flexível, lidando com as situações que vão ocorrendo da melhor forma possível...

Um psicanalista falava esses dias sobre como conter a violência: muitas vezes precisa de um outro que faça alguém parar com um ataque de violência. Alguém que diga: chega !!

Um filho não pode se transformar num joguete nas mãos de pais imaturos e egoistas.

A violência contra a criança é enorme...de todas as formas, em todos os lugares.

O ser humano precisa de educação, consciência, bons exemplos...

As pessoas, casam, tem filhos, tudo embalado numa representação falsa e consumista...os mais pobres, encurralados nos jogos de sobrevivência e sempre no limite da corda bamba.
Puxa vida, isso me deixa muito braba...as crianças são seres inocentes..puros, dependem exclusivamente de nós...são o nosso futuro, nossa mais nobre criação. Isso não faz sentido...dizem que quando há violência , o que há é impotência de fazer algo...insegurança...inconsciência total.

Nenhum comentário: