Alguns destes atos podem ser colocar apelidos ofensivos, humilhar, discriminar, isolar, intimidar, perseguir, amendrontar, bater, tiranizar. Alvos frequentes são os tímidos, os baixinhos, gordinhos, portadores de óculos, os muito magros. Crianças que sofrem de baixa autoestima e têm dificuldade para reagir à situação.
É muito difícil para os pais descobrirem que seu filho sofre algum tipo de perseguição em sala de aula, seja ela verbal ou física. Entrar em contato com a escola e deixar a direção ciente dos fatos e disposta a solucionar a situação penosa é o primeiro passo.
Em casa, é importantíssimo trabalhar a autoestima da criança ou adolescente, além de fazê-lo entender que é preciso reagir e denunciar o agressor.
Alguns florais podem ser de extrema valia neste processo pois resgatam a autoestima e despertam a coragem de relatar os problemas da escola. Reconhecer seus valores desperta o amor por si mesmo. E quem se ama cria forças para sair de situações de tirania"Reconhecer seus valores desperta o amor por si mesmo. E quem se ama cria forças para sair de situações de tirania" ou humilhação.
Veja abaixo algumas das essências que podem fazer a diferença na vida social do seu filho:
- Larch(Bach) - para os que sofrem de grande insegurança e baixa autoestima. Traz confiança para que a criança sinta-se fortalecida e expresse seus sentimentos.
- Mimulus(Bach) - bom para os tímidos, acanhados, medrosos e que vêem a si mesmos como fracos e vulneráveis. Aumenta a capacidade de enfrentar os desafios.
- Centaury(Bach) -indicado para quem sempre se comporta como "capacho" dos outros.
- Confid Essence(Austrália) - este composto floral é para os que sofrem de baixa autoestima, timidez, falta de confiança e acabam incorporando o papel de vítima. Desperta a habilidade e o poder de mudar as situações negativas.
- Buttercup(Califórnia) - este floral é perfeito para a criança que se subestima e não percebe o próprio valor. Para os introvertidos que têm dificuldade para inserir-se em círculos sociais.
- Trumpet Vine (Califórnia) - desperta a autoconfiança para comunicar-se.